sexta-feira, 19 de março de 2010

Artigos ao vento

Esse poderia ser um título de um poema “científico” (ou um de “poema” científico), no entanto, provavelmente é o que ocorre com pessoas que precisam ler muitos artigos ou outro tipo de informações. Artigos impressos jogados em todos os lugares, anotações perdidas, artigos em várias replicatas no computador (enchendo seu HD) e que você não sabe como organizar.


Então essa dica é para ajudar as pessoas com seus artigos ao vento. Bem, estou falando de um gerenciador de bibliografias chamado MendeleyDesktop (www.mendeley.com).


Dentre as principais funções do MendeleyDesktop estão:


  • Reconhecimento automático de artigos em .pdf quando colocado em uma pasta pré-estabelecida;


  • Recolhimento de informações bibliográficas sobre o artigo na internet, ou seja, você não precisa ficar procurando e preenchendo manualmente as informações;


  • Ele possui uma extensão (plugin) que permite que você insira citações no seu trabalho e com um simples clique de botão TODA sua referência bibliográfica seja criada onde você queira, mas desde já aviso que o plugin funciona melhor com o OpenOffice/BrOffice do que no MSWord (a menos que você tenha a versão em inglês, aí funciona bem);


  • Você pode visualizar seus pdfs no próprio programa e ainda fazer anotações nesse pdf;

  • Você pode gerenciar suas bibliografias via internet (é só criar sua conta de acesso);



Esse programa está disponível para Windows, Mac e Linux. Para o Windows é só baixar o executável (.exe), par Linux existe a opção de baixar o source ou adicionar ao repositório dos Linux Debian-like (Ubuntu, por exemplo). A instalação do plugin é mais fácil ainda: é só ir em Tools>Install OpenOffice plugin (ou Tools>Install MSWord plugin para o MSWord).


Uma dica é colocar todos seus artigos em um única pasta e marcá-la para que o programa procure por novos pdfs adicionados, assim você evitará duplicatas desnecessárias em seu computador. O programa coletará informações bibliográficas na internet sobre esses pdfs e facilitará assim nossas vidas.


Para instalação no Ubuntu escrevi um artigo para o Viva O Linux (www.vivaolinux.com.br). Para acessar o arquivo clique aqui!


Espero que ajude vocês assim como me ajudou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário